terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ponte da Barca tem 40 novos estudantes
no ensino superior público

Finalistas 2012-2013, perfilados no escadório da Igreja Matriz de Ponte da Barca
Quarenta alunos que, no último ano letivo, concluíram o 12.º ano de escolaridade na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca acabam de ingressar no ensino superior público.
De acordo com os resultados do concurso nacional de acesso de 2013, os estudantes conseguiram colocação em 27 cursos diferentes, o que mostra bem a diversidade de preferências e também a riqueza da oferta das instituições de ensino.
Engenharia Informática e Economia foram os cursos mais procurados, com cinco e quatro ingressos, respetivamente, seguindo-se Enfermagem, com três colocações. Por sua vez, para os cursos de Marketing, Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica e Optometria e Ciências da Visão entraram dois estudantes.
Os restantes 20 caloiros frequentam outros tantos cursos, a saber: Engenharia Informática e de Computadores, Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, Ciências da Computação, Medicina, Medicina Dentária, Fisioterapia, Biologia-Geologia, Bioquímica, Geografia, Finanças, Direito, História da Arte, Animação e Produção Artística, Educação Social Gerontológica, Educação Social, Sociologia, Turismo, Negócios Internacionais, Relações Internacionais e Línguas, Literaturas e Culturas.
Em termos geográficos, o critério da proximidade acabou, mais uma vez, por ditar leis, com a Universidade do Minho a receber praticamente metade dos alunos, isto é, 19 dos 40 candidatos.
Na segunda posição, aparece o Instituo Politécnico de Viana do Castelo, com cinco ingressos, seguindo-se as Universidades do Porto e de Coimbra, com quatro colocações cada, e os Institutos Politécnicos de Bragança e de Leiria, com dois novos caloiros.
Os outros quatro estudantes foram colocados nos Institutos Politécnicos do Cávado e do Ave, de Castelo Branco e de Lisboa e ainda na Universidade de Aveiro.
No início de uma nova etapa das suas vidas, desejamos a todos estes 40 jovens as maiores felicidades e os melhores sucessos académicos e pessoais.
Professor Luís Arezes   

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Campanha de Recolha de Radiografias

Promovida pela AMI-Assistência Médica Internacional, está a decorrer a 18.ª Campanha de Reciclagem de Radiografias.

Trata-se de uma iniciativa que, favorecendo a educação ambiental, pretende angariar fundos para a ação humanitária da AMI, em Portugal e no mundo.

Pede-se, por isso, a quem tiver radiografias sem valor de diagnóstico que as deposite no local próprio, disponível na secretária dos blocos B e C, no polo 1, e na Biblioteca Escolar, no polo 2.

Recordamos que as radiografias são um material muito poluente que não deve ser atirado para o lixo. Ao entregá-las para reciclar, está a proteger o ambiente e o futuro do nosso planeta, ao mesmo tempo que contribui para um mundo mais humano.
Equipa da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 19 de junho de 2013

          “Arroz do Céu”, de José Rodrigues Miguéis
     Neste pequeno texto, apresentar-vos-ei a minha opinião sobre o conto literário “Arroz do Céu”.
    Na minha opinião, a obra de José Rodrigues Miguéis é um texto que tem por objetivo mostrar como é difícil a vida de muitas pessoas. Irrefutáveis são as razões que me levam a dizer que o seu trabalho é excelente. Em primeiro lugar, porque possui um ótimo vocabulário. Em segundo, porque, tratando-se de um texto narrativo, recorre a muitas descrições, bem pormenorizadas. Em terceiro lugar, visto que alberga uma maravilhosa estrutura e, por último, porque relata com uma enorme realidade a vida de um operário da “terceira classe”.
    Todavia, não gostei da enorme quantidade de arroz desperdiçado, frequentemente, na igreja de S. João Baptista e do Santíssimo Sacramento.
    Em guisa de conclusão, reitero a minha posição a favor deste conto, pois foi sem dúvida um dos melhores que já li.                                            
                                       Rúben Beito Lima, 7.º E
  Sobre o conto “Arroz do Céu”
    Antes de mais nada, gostaria de dar os meus sinceros parabéns, embora insignificantes, ao Sr. José Rodrigues Miguéis, autor desta obra simplesmente magnífica.
   O “Arroz do Céu” foi um dos contos que mais me cativou, não só pela simplicidade do limpa-vias, nem por a cena se passar em Nova Iorque, mas, sim, pela sua estruturação e um vocabulário riquíssimo. Poderia atribuir-lhe adjetivos por muito tempo…
   Mas há os prós e os contras; há uma parte no conto que nos diz que o limpa-vias jamais havia rezado com a sua esposa e quando começou a ver que tinha arroz mais frequentemente começou a rezar todos os dias e isso revela uma certa ganância por parte do limpa-vias.
   Mas, no fundo, foi um conto interessante e que me deu prazer ler!
                                                                      Pedro Pinheiro, 7.º E

domingo, 16 de junho de 2013

Poema-ladrão sobre o “AMOR” e a “Amizade”
O “Amor” e a “Amizade” foram os temas propostos, respetivamente, ao 7.º E e ao 8º F, para construírem um poema-ladrão.
O desafio foi lançado pelo “Cantinho da Poesia”, sob a coordenação da professora Lúcia Ribeiro, da equipa da Biblioteca Escolar.
A docente apresentou três poemas a que os alunos deveriam roubar dois versos, acrescentando-lhes versos da sua autoria (de preferência dois por cada verso roubado), de forma a conseguirem um poema com o máximo possível de coerência e coesão.
Aqui ficam alguns dos trabalhos elaborados:
Não posso deixar de querer-te,
Não posso deixar de amar-te;
Quero, apenas, ligar-me a ti,
Eu não quero abandonar-te.
Gosto de fazer amor,
Usando a palavra certa,
Sussurrar ao teu ouvido
O amor que em mim desperta.

O amor é mesmo assim,
Ama do jeito que sabe,
Ama com sinceridade.
Gonçalo Veloso, 7.º E

Eu sou tudo o que sou
E tudo o que posso dar-te…

Um coração grandioso,
Um amor sem ter idade.
Gosto de fazer amor,
Sempre com muita emoção,
Usufruindo do sabor
Do meu e do teu amor,
Da nossa intensa paixão.
Luís Amorim, 7.º E

Um coração grandioso,
Do tamanho do infinito,
O amor muito fogoso,
Ai, como é tão bonito!

Sem ti a vida não faz sentido,
Pois és a luz dos meus olhos;
Eu vivo uma vida de escolhos,
Por não ser teu escolhido.

Gosto de fazer amor,
Usufruindo do sabor…
Um amor assim real
Será sempre especial.
João Barreto, 7.º E

Respeito-te pelo que és, não pelo que tens;
Quero ser sempre teu amigo,
Para o mal e para o bem.
Ter uma palavra, um abraço
De um amigo, é especial,
Quando a tristeza invade
O nosso pobre coração.
A amizade sente-se
E não sei explicá-la…
            Sei apenas que é suave e colorida.
Ana Helena Coelho, 8.º F
A amizade
Não tem cor,
Sei apenas que é suave e colorida.

A amizade norteia o mundo,
Dá-lhe sabor, dá-lhe vida.

Não quero dinheiro, bens, fatiotas ou manias
Quero ser teu amigo
Quero, apenas, dividir contigo…
                               Tristezas e alegrias.

A amizade é importante,
Dá-nos força para viver.
Marina, 8.º F

A amizade faz-nos sentir bem.
A amizade tem um sabor…
                     Inexplicável.
Não tem cor,
Mas faz bem à alma.

Sofro por ti que sofres,
Mas sofro por mim também;
Quero ser sempre teu amigo.

A amizade é importante,
É bom ter sempre um amigo,
Tão importante como ter um abrigo.

É bom ter um amigo!
Mário João, 8.º F

A amizade não tem cheiro,
Não tem cor,
Mas tem sabor…
É tão boa como o chocolate,
Não precisa de “licor”.

Quero ser sempre teu amigo,
Copiar de ti tudo o que tens de bom:
Bom colega, bom amigo.

Quando a tristeza invade,
O coração anoitece;
É bom termos um amigo.  
A nossa alma agradece.
Tânia Anis, 8.º F

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Poema-ladrão sobre a “SAUDADE”
No âmbito do projeto “Cantinho da Poesia”, coordenado pela professora Lúcia Ribeiro, da equipa da Biblioteca Escolar, alunos do 8.º C deram largas à sua criatividade, construindo um poema-ladrão, inspirado na temática da “saudade”.
A docente apresentou três poemas a que os alunos deveriam roubar dois versos, acrescentando-lhes versos da sua autoria (de preferência dois versos por cada verso roubado), de forma a conseguir um poema com o máximo possível de coerência e coesão.
Eis três dos trabalhos elaborados:
Trago a saudade,
Uma saudade sem fim,
A mim agarrada.

Perdida do mundo,
No andar apressado
Que corta toda a distância,
Neste mar feito distância,
Só penso no meu amado.

Revejo-me num passado
Recheado de paixão
Que o tempo roubou,
Que o tempo levou de mim…
Resta-me a solidão.
Inês Silva

Revejo-me num passado
Pleno de amor e paixão
E agarro-me ao presente,
Com a saudade no coração.

Neste mar feito distância,
A distância da saudade,
Lembro-me da minha infância,
Um tempo de liberdade.

Fugindo à tristeza
No andar apressado,
Não tenho a certeza
De fugir ao meu fado.
Jorge Valentim Azevedo

Trago a saudade
No lago dos olhos,
Sempre, sempre a transbordar,
Sempre, sempre, sem parar.

Enfrenta alterosas ondas,
Não há nada que a mate,
Saudade nunca vencida,
Um poço de ansiedade.

Olhos nos olhos do tempo,
Só vejo esta saudade
Que magoa de verdade.

Que se afaste devagar
É apenas o que peço,
Para nunca mais lembrar
Os dias de infelicidade.
                                                               Adriana Ventura 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

E-book “O Moinho da Aldeia”

A turma do 4.º A da Escola-sede do Agrupamento acaba de editar, em articulação com a Biblioteca Escolar, o e-book “O Moinho da Aldeia”.
Sob a orientação da professora titular, Cristina Araújo, os alunos desenvolveram em contexto familiar o projeto “História Enlatada”, cujo produto final é agora disponibilizado em linha.
A professora iniciou a história que, depois, foi ganhando forma, graças ao trabalho dos alunos, um a um, com a colaboração dos respetivos encarregados de educação.
Com este projeto, mais do que trabalhar a temática das antigas energias da água e do vento, agora (re)descobertas e designadas por novas, Escola e Família exercitaram, isso sim, o desafio de articular esforços, de reforçar entusiasmos, de criar laços.
E todos, em sintonia, conseguiram aprofundar o fascínio pelo livro e pela leitura, num processo altamente meritório de trabalho em rede, mobilizando os alunos, a Escola e a Família para o exercício conjunto da leitura e da escrita, convocando a criatividade e a imaginação, escolhendo palavras e burilando frases.
Pode aceder ao e-book, clicando aqui.
Prof. Luís Arezes

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Novo fundo documental

Na sequência da parceria estabelecida entre o Agrupamento e a Editora Opera Omnia, a Biblioteca da Escola-sede acaba de ver enriquecido o seu fundo documental com mais um conjunto de títulos.
Trata-se de um acervo eminentemente vocacionado para o aprofundamento do gosto pelo livro e pela leitura, junto dos mais novos.
Dois dos títulos foram mesmo escolhidos para o concurso de leitura: “A casinha do senhor Vento”, de Maria do Céu Nogueira (Educação Pré-escolar) e “Os Guardiões das Florestas”, de Evandro Morgado e Márcia Morgado (1.º Ciclo do Básico).
Por sua vez, a obra “Titus e os Legionários”, da autoria do Museu D. Diogo de Sousa e de César Figueiredo, esteve na base de um projeto que inclui uma visita de estudo a Braga.
Eis os novos títulos que passam a integrar o fundo documental da Biblioteca Escolar: