Novos títulos sobre a Escrita
O fundo documental da Biblioteca
Escolar do Polo 1 da Escola-sede acaba de ser enriquecido com mais cinco
títulos relacionados com a problemática da escrita.
Editadas e oferecidas pela
Universidade do Minho no âmbito do trabalho em parceria que está a ser
desenvolvido com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, as obras
constituem um excelente contributo para uma reflexão aprofundada sobre os
desafios do ensino da escrita.
Dois dos livros são as atas dos I e
II Encontros de Reflexão sobre o Ensino da Escrita e têm como títulos, respetivamente,
“Ensinar a Escrever. Teoria e Prática” e “A Escrita na Escola, Hoje: Problemas
e Desafios”.
Os restantes são os seguintes:
·
“Escrita: Percursos de Investigação”, de José
António Brandão Carvalho;
·
“Escrita: Construir a Aprendizagem”, de Luís
Barbeiro;
·
“A Escrita Criativa no Contexto Escolar.
Exemplificação de uma prática no terceiro ciclo do ensino básico”, de Margarida
Cachada.
Aqui fica a
epígrafe apresentada nesta última obra: “Para mim, a educação tem de produzir
criadores, mesmo que não sejam muitos, mesmo se as criações de um são limitadas
em relação às de outro. Mas é preciso produzir inventores, inovadores, e não
conformistas…” (Jean Piaget).
Prof.
Luís Arezes
Sem comentários:
Enviar um comentário